INSTALAÇÃO E INJEÇÃO DAS MICROESTACAS

A instalação de microestacas pode ser realizada tanto no interior de uma perfuração revestida quanto diretamente, através de um tubo conectado à cabeça de rotação da perfuratriz.

Neste último caso, a microestaca é equipada com uma ponta não recuperável perfurada para permitir a passagem do fluído de perfuração e para a criação de um espaço anular suficiente para assegurar um revestimento de armadura com 2 ou 3 cm de camada de cimento (proteção contra a corrosão).

As pontas de 4 lâminas são substituídas por brocas tricônicas quando a microestaca é empregada em formação de solos compactos ou na presença de rochas sólidas.

Outra alternativa de instalação consiste em usar a microestaca como revestimento ODEX ou TUBEX com martelo de fundo perfurado (Down-the-hole) e ferramenta cortante excêntrica. Este método tem sido utilizado com sucesso em diversos projetos no âmbito da execução de enfilagens em túneis.

M12 Valve

M3 Valve

A injeção da microestaca ocorre por meio de pares de pastilhas de injeção denominadas M3 e/ou M12 inseridas na espessura do tubo.

Estas pastilhas são patenteadas e distribuídas exclusivamente pela R-TUBI S.p.A. e funcionam como válvulas de retenção a fim de permitir a  injeção no terreno por diversas vezes.

A possibilidade de reinjeção melhora a capacidade de suporte da microestaca permitindo uma otimização do comprimento total da fixação. As pastilhas do tipo M12 diferem da M3 pela sua pressão de abertura a cerca de 20 bar a fim de evitar que se abram durante uma perfuração direta. Estas pastilhas devem ser utilizadas ​​de forma combinada com um duplo

obturador que é posicionado em relação ao par de pastilhas que se deseja injetar. Por sua vez, as pastilhas do tipo M3 podem ser injetadas simultaneamente por meio de uma cabeça de injeção que será parafusada sobre elemento da cabeça da microestaca.

Tais pastilhas combinam sobretudo com o sistema de perfuração revestida em solos que não requerem múltiplas reinjeções.

   

 

Graças a possibilidade particularmente econômica de acoplamento, nossas microestacas são utilizadas em todas as obras cujo espaço disponível no local requer a utilização de tubos de pequenas dimensões para que sejam montados uns aos outros.

Outras aplicações oportunas ocorrem nos casos de difícil acesso ao local, quando a instalação de um equipamento de perfuração pesado é inviável, restando portando a possibilidade do emprego de uma perfuratriz leve e de menores dimensões.

Em geral, nossas microestacas podem ser empregadas de forma sistemática em todos os casos em que uma tensão de tração ou de compressão da superfície deve ser transmitida ao nível das camadas compactas do subsolo.

ALGUMAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

Restauração de fundações antigas

Microestacas de tração para contrastar a elevação hidrostática

Estabilização de talude em estradas

Micro-berliner

Enfilagens em túneis

GALERIA DE APLICAÇÕES

R-Tubi S.p.A.

P.Iva 01663100160

Capitale Sociale (€1.003.600,00)

REA (RM 1515309)


 

Copyright 2018

Via Eleonora Duse, 28

00197 Rome - Italy

info@rtubi.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Follow us: